quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Plano de Curso

 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - CENTRO DE EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

MESTRADO/DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

 

Disciplina

Código

C.Horária

Ano/Turma

Concepção e Produção de Materiais Didáticos para Educação Online

EDU.039

60 horas

Ter.14-17h

2022.2

M/D

 

Professor: Dr. Luís Paulo Leopoldo Mercado – luispaulomercado@gmail.com

Blog da Disciplina: https://prodmatdidufal.blogspot.com/

Grupo no Wathsapp: Prod.Mat.Didát.UFAL2022.2

 

Ementa

Análise de materiais didáticos segundo a natureza, tipologia, elementos e dimensões textuais. Curadoria de conteúdos educacionais. Concepção, planejamento e produção de materiais didáticos digitais para diferentes níveis de ensino, componentes curriculares e demais componentes formativos, promovendo ambientes e práticas pedagógicas inovadoras utilizando TDIC. Direitos autorais nos materiais para educação online. A escrita dialogal Características e aplicabilidade dos diferentes tipos de materiais didáticos na educação online.


Objetivos

- Contextualizar as e-atividades de aprendizagem na metodologia de ensino e aprendizagem online.

- Estudar os elementos teóricos e práticos da concepção, planejamento e produção de material didático para educação online e híbrida.

- Conceber, desenhar e desenvolver um curso/módulo/unidade curricular para educação online.

- Desenvolver e-atividades de aprendizagem e a avaliação para momentos síncronos e assíncronos.

- Utilizar estratégias didáticas inovadoras envolvendo uso de ambientes de aprendizagem na educação online.

 Conteúdos

- E-atividades de aprendizagem online e híbridas

- Modelos pedagógicos colaborativos, construtivistas e de aprendizagem pela descoberta na educação online e híbrida.

- Desenho de atividades de aprendizagem em ambientes digitais.

- Ética aplicada ao ambiente digital.

- Design pedagógico nos materiais didáticos digitais.

 Cronograma de Aulas

Data

Conteúdos

16 AGO

Metodologia de trabalho da disciplina. Planejamento na Educação Online

23 AGO

Modelos Pedagógicos para a Educação Híbrida no Ensino Superior

30 AGO

Concepção e planejamento de material didático para educação online: análise de cursos online.

13 SET

Análise de design didático de curso online.

20 SET

Parâmetros para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico.

27 SET

Roterização de mídias para produção de material didático para educação online.

04 OUT

Elaboração, análise e uso de diferentes materiais didáticos na educação online.

11 OUT

Construção de e-atividade do Curso Online ou Híbrido

18 OUT

Construção de e-atividade do Curso Online ou Híbrido

25 OUT

Construção de e-atividade do Curso Online ou Híbrido

08 NOV

Construção de e-atividade do Curso Online ou Híbrido

22 NOV

Apresentação dos Módulos Produzidos

29 NOV

Apresentação dos Módulos Produzidos e Avaliação da disciplina

 

 Metodologia

A disciplina se dará na modalidade presencial ou híbrida, com aulas com debates a partir da leitura e análise crítica de textos, uso de TIC, estudo individual e em grupo com materiais online e leituras indicadas.

A dinâmica será experiencial, focada no processo de ensinar e aprender fazendo, valorizando a autonomia do mestrando/doutorando, no sentido de vivenciar estratégias didáticas usando produção autoral e instigando a exploração de interfaces para potencializar o processo de ensino e aprendizagem na área do conhecimento, disciplina e conteúdos abordados.

 

Avaliação

A avaliação será processual, valorizando as atividades realizadas nos momentos presenciais e online, envolvendo sistematização e organização prévia das atividades propostas, implicando na participação contínua dos mestrandos/doutorandos em todos estes momentos. Elaboração e apresentação de e-atividades para construção de módulo de curso online, disponibilizadas no portfólio individual. Serão realizados os seguintes trabalhos avaliativos:

Trabalho

Detalhamento

Planejamento do módulo de curso online.

Canva – Ebook 1

Plano com ementa do módulo, objetivos, conteúdos programáticos, metodologia, avaliação, bibliografia básica e complementar, cronograma de atividades.

Análise de design didático de curso online.

Infográficos

Análise de materiais didáticos segundo a natureza, tipologia, elementos e dimensões textuais.

Roterização com Mídias.

Mapa Conceitual

Exploração de ferramentas para a produção de material didático com a mídia estudada.

Elaboração do Módulo do Curso Online

AVA/Plataforma

Postagem do guia didático do  módulo do curso online com as produções construídas (infográfico, mapa conceitual, estudo de caso, entrevista, videoaula, cartilha na forma de HQD, e-ativdade prática e outros.

 

Bibliografia Básica

CABERO, Julio; OSUNA, Julio B. E-actividades para la formación del profesorado en tecnologías de la información y comunicación en el proyecto Dipro 2.0 Sevilla: Grupo de Investigación Didáctica de la Universidad de Sevilla, 2014. Disponível em: https://idus.us.es/handle/11441/77093

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thiune. A sala de aula digital: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo, online e híbrido. Porto Alegre: Penso, 2021.

CARVALHO, Ana A. (org). Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação. Lisboa: Ministério da Educação/DGE, 2020. Disponível em: https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/noticias/app_para_dispositivos_moveis.pdf

CARVALHO, Ana A. (org). App para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários. Lisboa: Ministério da Educação/DGE, 2015. Disponível em: https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Recursos/Estudos/apps_dispositivos_moveis2016.pdf

COLL, César; MONEREO, Carles e colaboradores. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FILATRO, Andrea. Como preparar conteúdos para EAD: guia rápido para professores e especialistas em educação a distância, presencial e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

FILATRO, Andrea; CAIRO, Sabrina. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.

KENSKI, Vani M. (org). Design instrucional para cursos on-line. São Paulo: Senac, 2015.

MOREIRA, José A.; HENRIQUE, Susana; BARROS, Daniela; GOULÃO, Maria F.; CAEIRO, Domingos. Educação digital em rede: princípios para o design pedagógico em tempos de pandemia. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/9988/5/EaDeL_N.10.pdf

PIVA JUNIOR, Dilermando; PUPO, Ricardo; GAMEZ, Luciano; OLIVEIRA, Saullo. EAD na prática: planejamento, métodos e ambientes de educação online. Rio de Janeiro, Elsevier, 2011.

PORTO, Cristiane M.; SANTOS, Edmea (orgs). APP-Education: fundamentos, contextos e práticas educativas luso-brasileiras na cibercultura. Salvador: Edufba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32168.

SILVA, M. (org). Formação de professores para docência online. São Paulo: Loyola, 2012.

TERÇAIROL, Adriana A.; IKESHOJI, Elisangela A.; GITAHY, Raquel R. (orgs). Metodologias para aprendizagem ativa em tempos de educação digital: formação, pesquisa e intervenção. Jundiaí: Paco Editorial, 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário