UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
MESTRADO/DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
Disciplina | Código | C.Horária | Ano/Turma |
Concepção e Produção de Materiais Didáticos para Educação Online | EDU.039 | 60 horas Ter.14-17h | 2022.2 M/D |
Professor: Dr. Luís Paulo Leopoldo Mercado – luispaulomercado@gmail.com
Blog da Disciplina: https://prodmatdidufal.blogspot.com/
Grupo no Wathsapp: Prod.Mat.Didát.UFAL2022.2
Ementa
Análise de materiais didáticos segundo a natureza, tipologia, elementos e dimensões textuais. Curadoria de conteúdos educacionais. Concepção, planejamento e produção de materiais didáticos digitais para diferentes níveis de ensino, componentes curriculares e demais componentes formativos, promovendo ambientes e práticas pedagógicas inovadoras utilizando TDIC. Direitos autorais nos materiais para educação online. A escrita dialogal Características e aplicabilidade dos diferentes tipos de materiais didáticos na educação online.
Objetivos
- Contextualizar as e-atividades de aprendizagem na metodologia de ensino e aprendizagem online.
- Estudar os elementos teóricos e práticos da concepção, planejamento e produção de material didático para educação online e híbrida.
- Conceber, desenhar e desenvolver um curso/módulo/unidade curricular para educação online.
- Desenvolver e-atividades de aprendizagem e a avaliação para momentos síncronos e assíncronos.
- Utilizar estratégias didáticas inovadoras envolvendo uso de ambientes de aprendizagem na educação online.
Conteúdos
- E-atividades de aprendizagem online e híbridas
- Modelos pedagógicos colaborativos, construtivistas e de aprendizagem pela descoberta na educação online e híbrida.
- Desenho de atividades de aprendizagem em ambientes digitais.
- Ética aplicada ao ambiente digital.
- Design pedagógico nos materiais didáticos digitais.
Cronograma de Aulas
Data | Conteúdos |
16 AGO | Metodologia de trabalho da disciplina. Planejamento na Educação Online |
23 AGO | Modelos Pedagógicos para a Educação Híbrida no Ensino Superior |
30 AGO | Concepção e planejamento de material didático para educação online: análise de cursos online. |
13 SET | Análise de design didático de curso online. |
20 SET | Parâmetros para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico. |
27 SET | Roterização de mídias para produção de material didático para educação online. |
04 OUT | Elaboração, análise e uso de diferentes materiais didáticos na educação online. |
11 OUT | Construção de e-atividade do Curso Online ou Híbrido |
18 OUT | Construção de e-atividade do Curso Online ou Híbrido |
25 OUT | Construção de e-atividade do Curso Online ou Híbrido |
08 NOV | Construção de e-atividade do Curso Online ou Híbrido |
22 NOV | Apresentação dos Módulos Produzidos |
29 NOV | Apresentação dos Módulos Produzidos e Avaliação da disciplina |
Metodologia
A disciplina se dará na modalidade presencial ou híbrida, com aulas com debates a partir da leitura e análise crítica de textos, uso de TIC, estudo individual e em grupo com materiais online e leituras indicadas.
A dinâmica será experiencial, focada no processo de ensinar e aprender fazendo, valorizando a autonomia do mestrando/doutorando, no sentido de vivenciar estratégias didáticas usando produção autoral e instigando a exploração de interfaces para potencializar o processo de ensino e aprendizagem na área do conhecimento, disciplina e conteúdos abordados.
Avaliação
A avaliação será processual, valorizando as atividades realizadas nos momentos presenciais e online, envolvendo sistematização e organização prévia das atividades propostas, implicando na participação contínua dos mestrandos/doutorandos em todos estes momentos. Elaboração e apresentação de e-atividades para construção de módulo de curso online, disponibilizadas no portfólio individual. Serão realizados os seguintes trabalhos avaliativos:
Trabalho | Detalhamento |
Planejamento do módulo de curso online. Canva – Ebook 1 | Plano com ementa do módulo, objetivos, conteúdos programáticos, metodologia, avaliação, bibliografia básica e complementar, cronograma de atividades. |
Análise de design didático de curso online. Infográficos | Análise de materiais didáticos segundo a natureza, tipologia, elementos e dimensões textuais. |
Roterização com Mídias. Mapa Conceitual | Exploração de ferramentas para a produção de material didático com a mídia estudada. |
Elaboração do Módulo do Curso Online AVA/Plataforma | Postagem do guia didático do módulo do curso online com as produções construídas (infográfico, mapa conceitual, estudo de caso, entrevista, videoaula, cartilha na forma de HQD, e-ativdade prática e outros. |
Bibliografia Básica
CABERO, Julio; OSUNA, Julio B. E-actividades para la formación del profesorado en tecnologías de la información y comunicación en el proyecto Dipro 2.0 Sevilla: Grupo de Investigación Didáctica de la Universidad de Sevilla, 2014. Disponível em: https://idus.us.es/handle/11441/77093
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thiune. A sala de aula digital: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo, online e híbrido. Porto Alegre: Penso, 2021.
CARVALHO, Ana A. (org). Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação. Lisboa: Ministério da Educação/DGE, 2020. Disponível em: https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/noticias/app_para_dispositivos_moveis.pdf
CARVALHO, Ana A. (org). App para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários. Lisboa: Ministério da Educação/DGE, 2015. Disponível em: https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Recursos/Estudos/apps_dispositivos_moveis2016.pdf
COLL, César; MONEREO, Carles e colaboradores. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FILATRO, Andrea. Como preparar conteúdos para EAD: guia rápido para professores e especialistas em educação a distância, presencial e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
FILATRO, Andrea; CAIRO, Sabrina. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.
KENSKI, Vani M. (org). Design instrucional para cursos on-line. São Paulo: Senac, 2015.
MOREIRA, José A.; HENRIQUE, Susana; BARROS, Daniela; GOULÃO, Maria F.; CAEIRO, Domingos. Educação digital em rede: princípios para o design pedagógico em tempos de pandemia. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/9988/5/EaDeL_N.10.pdf
PIVA JUNIOR, Dilermando; PUPO, Ricardo; GAMEZ, Luciano; OLIVEIRA, Saullo. EAD na prática: planejamento, métodos e ambientes de educação online. Rio de Janeiro, Elsevier, 2011.
PORTO, Cristiane M.; SANTOS, Edmea (orgs). APP-Education: fundamentos, contextos e práticas educativas luso-brasileiras na cibercultura. Salvador: Edufba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32168.
SILVA, M. (org). Formação de professores para docência online. São Paulo: Loyola, 2012.
TERÇAIROL, Adriana A.; IKESHOJI, Elisangela A.; GITAHY, Raquel R. (orgs). Metodologias para aprendizagem ativa em tempos de educação digital: formação, pesquisa e intervenção. Jundiaí: Paco Editorial, 2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário