segunda-feira, 22 de agosto de 2022

23 de Agosto - Planejamento da Disciplina/Módulo de Curso a Distância

 

1. Leitura das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso escolhido para ensinar no ensino superior e de um PPC de uma instituição que o ofereça.
As DCN dos Cursos Superiores consiste em dois documentos: 
- o parecer, que apresenta o histórico da profissão, os saberes a serem trabalhados na formação, o perfil do egresso e a organização curricular;
- a resolução, que é a norma aplicada.
As DCN em vigor estão publicadas no Portal do MEC, disponibilizADAS EM:

2. Escolha o componente curricular (disciplina) do curso, o qual será o(a) docente responsável e elabore o plano de curso para o mesmo, no qual serão produzidas propostas de aulas com e-atividades. O plano deverá conter ementa do componente curricular (disciplina), objetivos, conteúdos programáticos, metodologia, avaliação, bibliografia básica e complementar e cronograma de atividades. 
 
Estrutura do Plano de Curso/Componente Curricular

Titulo do Curso/Componente Curricular
 - tema e ementa a ser trabalhada.

Carga Horária: 
tempo em horas e semanas de duração do módulo.

Ementa: 
ementa prevista no projeto pedagógico do curso ou sinopse do curso.

Objetivos de Aprendizagem - o que o estudante poderá aprender com este módulo. Indica claramente o que é esperado do estudante: quais mudanças esperamos que aconteçam a partir do estudo do módulo? O objetivo de aprendizagem deve indicar um comportamento passível de avaliação. Aulas bem sucedidas devem ter seus objetivos alcançados e isso só se confirma pela avaliação da referida aula. Os objetivos previstos devem ser discriminados quanto ao desenvolvimento conceitual (foco na aquisição do conhecimento), procedimental (desenvolvimento de habilidades e a aplicação do aprendizado pelo discente em sua atuação profissional) ou atitudinal (aquisição de valores, atitudes e comportamentos a ser observado na atuação profissional).

Conteúdos e atividades - listar os conteúdos dos módulos, indispensáveis para que o estudante possa acompanhar a proposta de aulas online. Os saberes representam o conhecimento necessário para a formação holística por meio desenvolvimento cognitivo, de habilidades e de atitudes, que devem ser aplicados em sua atuação profissional. Devem ser elaborados em nível crescente de complexidade e considerar os condicionantes histórico-sociais, conforme propõe a tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos.

Desenvolvimento Metodológico Ao selecionar as estratégias e ferramentas do AVA deve-se considerar como critérios fundamentais a relação teoria e prática, a apresentação de experiências destaques, a problematização do saber e a identificação de possíveis soluções para a resolução da situação-problema institucional.  Exemplos: estratégias de leitura, de socialização do resultado de uma pesquisa ou de um trabalho de grupo, uso de áudios ou vídeos, jogos (incluindo os virtuais), simulações, jornais, livros, revistas, blogs, links de portais ou sites, podcasts ou áudios, softwares educacionais para criação de jogos, experimentações. 

Avaliação - pode ser diagnóstica, formativa e somativa. Nesse contexto, deve-se discriminar, com base nos objetivos estabelecidos para a aula, as atividades e os critérios adotados para correção das atividades.

Bibliografia - indicar a bibliografia a ser lida para o desenvolvimento do módulo e apresentar bibliografia para o aprofundamento do estudo acerca dos aspectos trabalhados nos conteúdos.

3. O plano será revisado e finalizado no Canva (https://www.canva.com/)  ou editor similar para posterior publicação no e-book 1 da disciplina. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário