terça-feira, 29 de novembro de 2022

Elaboração do Guia Didático de Curso Híbrido ou Online - Entrega até 15 de março de 2023

Na educação online, o material didático assume papel extremamente importante por ser um dos principais recursos para viabilizar a interação entre professores e estudantes, diferente da educação presencial, na qual professores e alunos dividem o mesmo tempo e espaço, permitindo a interação interpessoal e imediata no processo de ensino e aprendizagem. 



A elaboração de um curso híbrido ou online inclui o desenvolvimento de materiais didáticos e atividades de aprendizagem, o desenho da avaliação, a escolha dos recursos mais adequados segundo a metodologia utilizada.

Vamos construir materiais didáticos para um componente curricular ou curso livre escolhido, conforme planos de cursos disponibilizados no ebook. 
Na produção de cada módulo/curso, o mesmo deverá conter: texto básico do módulo – elaborado a partir de pesquisa bibliográfica e webgráfica, contendo:
Guia Didatico (ebook)  do Módulo/curso.
Plano de Curso.
Unidades com atividades e uso de ferramentas do espaço virtual escolhido.
Desenvolvimento dos conteúdos e atividades de cada material.
Seleção e roteirização das atividades e consignas do como fazer.

Exemplos: estratégias de leitura, de socialização do resultado de uma pesquisa ou de um trabalho de grupo, uso de áudios ou vídeos, jogos (incluindo os virtuais), simulações, jornais, livros, revistas, blogs, links de portais ou sites, podcasts ou áudios, softwares educacionais para criação de jogos, experimentações. 

O módulo deverá ter no mínimo 5 (cinco) recursos diferentes relacionados aos roteiros trabalhados pelos colegas explorados nas aulas de roteirização de mídias. Os recursos escolhidos podem fazer parte do conteúdo ou serem usados na produção de trabalhos avaliativos. Exemplo usar mapa conceitual como ilustração do conteúdo apresentado ou em uma atividade de construção de mapa conceitual a partir da leitura de artigos científicos.

O material deverá conter um estudo de caso produzido a partir da leitura: MERCADO, Luis P. Utilização de casos na educação online. In: MERCADO, Luís P. (org). Fundamentos e práticas na educação a distância. Maceió: Edufal, 2009, p. 108-128. 

Recursos: infográficos, áudio (podcast), vídeos, história em quadrinhos (cartilhas), animações, objetos de aprendizagem, simulações, mapas conceituais, ferramentas de avaliação, narrativas, nuvem de palavras, portfólios, games/jogos, filmes.

Bibliografia - indicar a bibliografia a ser lida para o desenvolvimento do módulo e apresentar bibliografia para o aprofundamento do estudo acerca dos aspectos trabalhados nos conteúdos.

Ferramentas mais comuns no AVA

Chat - ferramenta síncrona que permite a realização de discussão textual via web. Guarda histórico de mensagens para consulta futura.

Fórum - ferramenta assíncrona e permite discussão entre todos os participantes do curso. Têm diferentes tipos de configurações, por exemplo, permitir que o aluno crie tópicos de discussão ou não.

Glossário - permite aos participantes visualizarem e inserirem termos e suas definições, assim como um dicionário. Permite comentário. E é possível criar, automaticamente, links para os termos aqui alocados em todas as partes do curso.

Tarefa - entrega de atividades através de arquivo externo que pode ser visualizado apenas pelo professor. É possível que o professor troque arquivos com o aluno e dê notas pela atividade desenvolvida.

Wiki -  coleção de documentos criados de forma coletiva. É iniciado a partir de uma primeira página e pode ser linkado a outras páginas com conteúdo. Qualquer participante do curso pode desenvolver o conteúdo, sendo assim é considerada uma ferramenta poderosa para o trabalho colaborativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário